terça-feira, 20 de novembro de 2012

Culinária

A culinária tradicional de Angola é influenciada pela portuguesa e pela moçambicana, tendo também recebido nos últimos anos uma forte influência da culinária brasileira.
Os ingredientes mais comumente utilizados são cereais cultivados há séculos no país, entre eles sorgo, painço e milho, além de feijão frade, lentilha, inhame, dinhungo e quiabo. Entre as frutas, os destaques são para a melancia, o tamarindo e o fruto do imbondeiro. O azeite de dendê é importante no preparo de várias receitas.
O prato mais popular em Angola é o funge, uma massa cozida de farinha de milho ou de mandioca. Pode acompanhar carne ou peixe. Outra receita tradicional é a muamba, que pode ser preparada com galinha, carne seca ou peixe, acompanhada de quiabo e dendê.

Recomendamos a parca, as brochetas de carne de vitela acompanhadas de um prato de arroz e a carne de cordeiro. A zona do Grande Mercado é um dos melhores lugares para encontrar comida econômica.

O alimento mais característico da cozinha camerunesa é o peixe. Tem muita variedade de espécies de bom sabor e qualidade, tanto de água doce como de mar. O prato típico da gastronomia camerunesa é o ndolé, um prato preparado com carne ou peixe, apimentado e acompanhado de amendoins; são também típicos o cus-cus de milho com molho de peixe e a carne com champinhons. Como pratos curiosos devem-se assinalar os que são feitos com carne de crocodilo, porco espinho ou boa.

Outros pratos que se preparam são o peixe defumado ao "gombo", o frango com amendoins e o boi com nozes de palma. A cozinha ocidental pode-se comer em Doualaou Yaoundé.

Dispondo de vasta extensão marítima, é natural que o peixe seja um elemento proeminente na cozinha são-tomense. Os peixes são normalmente muito frescos o que os torna mais saborosos. Para os apreciadores de mariscos, a lagosta, a santola, o búzio, o polvo e o choco são muito apreciados.Os legumes são de abundancias, por causa do solo fértil. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário