terça-feira, 20 de novembro de 2012

Relevo


O Chade é um país interior do norte da África Central, com uma superfície de 1 284 000 km². Situa-se a sul da Líbia, e tem 5 968 km de fronteiras com Camarões, a República Centro-Africana, a Líbia, o Níger, a Nigéria e o Sudão. Mantém um conflito com a Líbia por causa da Faixa de Aouzou.
O Chade tem quatro zonas climáticas: planícies amplas e áridas no centro do país, deserto no norte, montanhas secas no noroeste e terras baixas tropicais no sul. Só cerca de 3% do país é terra arável, e nenhuma desta terra tem cultivo permanente. O Chade está sujeito a secas periódicas, a pragas de gafanhotos e aos ventos quentes, secos e poeirentos do harmattan, que ocorrem no norte do país. O lago Chade, partilhado pelo Chade e pelos Camarões, foi em tempos o segundo maior lago de África, mas durante as últimas décadas o seu tamanho diminuiu dramaticamente e está hoje reduzido a menos de 10% da sua anterior extensão.
Localizado no centro-oeste da África, com uma pequena porção de costa no Oceano Atlântico e cortado pela linha do Equador, o Congo tem clima quente e úmido. Cerca de 55% do território é coberto por florestas tropicais.
O Congo situa-se na parte centro-oeste da África subsaariana, e é atravessado pelo Equador. Ao sul e leste, é limitado pelo rio Congo e um dos seus afluentes, o rio Ubangi, sendo que as margens esquerdas de ambos os rios pertencem à República Democrática do Congo. As outras fronteiras do país são com o Gabão a oeste, os Camarões e a República Centro-Africana a norte e a sudoeste. O Congo tem também uma curta costa atlântica.
A sua capital, Brazzaville, situa-se nas margens do rio Congo, no sul do país, em frente de Kinshasa, a capital da RD do Congo.
O sudoeste do país é uma planície costeira, que é drenada principalmente pelo rio Kouilou-Niari. O interior consiste de um planalto central entre duas bacias, a norte e a sul.
Camarões se estende latitudinalmente 11º ao norte da confluência do Sangha e do Ngoko com o Lago Chade. Os altiplanos se dividem em quatro blocos principais:
O Planalto de Adamawa é uma vasta plataforma. Os baixos morros e os amplos vales da sua parte central apresentam grande quantidade de pináculos e pequenos cones vulcânicos. Ao norte e a oeste do planalto existem morros com alturas ligeiramente inferiores ao necessário para serem considerados como montanhas.
Os Altiplanos Ocidentais, além das Montanhas Mambila, são feitos de planaltos marcados por edificações vulcânicas de tamanhos significativos e planícies criadas pela erosão.
Variando em altitude de 650 a 900 m, o Planalto Sul de Camarões recobre cerca de um terço da área total do país.

As terras baixas do norte consistem de dois blocos em cada um dos lados da elevação de Kaélé e do decaimento das Montanhas Mandara.

As planícies costeiras formam uma estreita faixa de 360 km em três segmentos principais: 60 km de costa rochosa, com penhascos perto do Monte Camarões; 220 km de terras baixas costeiras no delta do Sanaga e no estuário do Wouri; e uma extensão de 80 km da costa rochosa, com praias estreitas, do norte de Kribi até Campo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário