terça-feira, 20 de novembro de 2012

Hidrografia


O Lago Chade é um grande lago localizado no continente africano, nas proximidades do centro geográfico do continente. É muito importante economicamente por fornecer água para cerca de 20 milhões de pessoas nos quatro países localizados ao seu redor.
No interior de sua área original ficam os 87 km da fronteira Chade-Nigéria, entre as duas fronteiras triplas, a do Níger, Chade e Nigéria, e a da Nigéria, Chade e Camarões.
O rio Congo, também conhecido como rio Zaire, é o segundo maior rio da África.
A principal extensão do rio atravessa a República Democrática do Congo como um "U" invertido e, perto da sua foz, estabelece a fronteira com Angola.
Origina-se na realidade no norte da Zâmbia, desaguando no Lago Bangweulu, seguindo para o norte com o nome de Luapula desagua no Lago Moero e deste segue com o nome de Luvua até se encontrar com o Rio Lualaba já no sul do território congolês, este por sua vez é considerado o curso formal, onde o volume de água já é bastante significativo, onde origina-se nas montanhas ao sul da província de Katanga. Mais ao norte recebe as águas do Lago Tanganica, guiadas pelo seu escape. Forma ainda as famosas Cataratas de Livingstone . Os seus principais afluentes são: o rio Ubangui, pela margem direita, e o rio Cassai, pela margem esquerda. O seu regime depende das chuvas equatoriais e quase toda a sua bacia é coberta por impenetráveis florestas equatoriais. É o único rio da Terra que atravessa duas vezes a linha do Equador.







3 comentários: