terça-feira, 20 de novembro de 2012

Política


Política da República do Congo: Tem lugar num quadro de uma presidencial república , em que o presidente é tanto chefe de estado e chefe de governo , e de um pluriforme sistema multi-partidário. poder executivo é exercido pelo governo. poder legislativo é investido tanto no governo e as duas câmaras do parlamento . Antes da guerra civil, 1997, a República do Congo o sistema de governo foi semelhante à dos franceses. No entanto, após tomar o poder, Denis Sassou-Nguesso suspendeu a Constituição aprovada em 2000. A nova Constituição, retorna ao modelo anterior, com um mandato de sete anos e uma presidencial bicameral Parlamento nacional.
Política do Chade: A constituição estabelece um forte poder executivo encabeçado pelo presidente, que domina o sistema político, o mesmo tem o mandato de 5 anos. Em 2005 essa lei foi abolida o que quer dizer que o presidente pode ficar mais 5 anos no poder.
Política de Camarões:

Tem um sistema presidencialista. O Presidente da República é eleito por 5 anos. Camarões é uma república presidencialista com uma divisão administrativa em 10 províncias. Seus principais partidos: União Democrática do Povo Camaronês , Frente Social-Democrática, União Nacional pela Democracia e Progresso, União Democrática de Camarões.
Política de Gabão:
Em Março de 1991 foi adaptado uma nova constituição que prevê uma declaração de direitos de estilo ocidental, a criação de um Conselho Nacional de Democracia para supervisionar e garantir esses direitos e um conselho consultivo governamental para assuntos econômicos e sociais. O presidente do Gabão, El Hadji Omar Bongo mantém vastos poderes, tais como a capacidade de dissolver a Assembleia Nacional, de declarar o estado de sítio, de adiar legislação, de determinar a realização de referendos e de nomear e demitir o primeiro-ministro e os membros do governo.
Política da República Centro-Africana :
A República Centro-Africana é uma república presidencialista. O presidente é o chefe de Estado e o chefe de governo, eleito por voto popular para um período de seis anos. É ele quem indica o primeiro-ministro e preside o conselho de ministros. O atual presidente da República é François Bozizé.
Política da Guiné Equatorial:
A Política da Guiné Equatorial tem lugar num quadro de uma república presidencial, segundo o qual o Presidente é tanto o chefe de estado e chefe de governo. O Poder executivo é exercido pelo governo e o Poder legislativo é investido tanto no governo como na Câmara dos Representantes do Povo. O atual presidente é Teodoro Obiang Nguema Mbasogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário