terça-feira, 20 de novembro de 2012

Economia

economia de Angola foi bastante afetada pela guerra civil que durou quase trinta anos, colocando o país juntamente com Guiné-Bissa entre os mais pobres do planeta. Todavia, Angola apresenta boas taxas de crescimento apoiadas principalmente pelas suas exportações de petróleo. As jazidas de petróleo estão localizadas em quase toda a extensão da sua costa marítima.

O Gabão tem uma renda per capita 4 vezes maior que os países vizinhos da África subsaariana. Isto ajudou a reduzir os índices de pobreza extrema. Entretanto, devido à desigualdade de distribuição de renda, uma boa parcela da população permanece pobre.
O Gabão dependia da produção de manganês e de madeira até que o petróleo foi descoberto em sua costa na década de 1970. O petróleo representa hoje 50% do Produto Interno Bruto e 80% das exportações.
Cerca de 60% da força de trabalho do país está na agricultura. Há poucas indústrias de transformação no país. Um dos motivos é o seu reduzido mercado interno. Outros são: a sua dependência do mercado francês e o seu pouco contato comercial com países vizinhos.

economia do Chade depende consideravelmente da agricultura de subsistência  pelo menos 80% da população do Chade continuam praticando o cultivo do milhete, mandioca, sorgo, amendoim, arroz, algodão e cana-de açúcar. O setor industrial limita-se ao beneficiamento de produtos agrícolas, principalmente o algodão. A pesca  fornece importante recurso alimentar. O sal é extraído perto do do lago Chade. O algodão, o gado e o petróleo são os principais produtos de exportação do país.
A guerra, a insuficiência dos meios de comunicação e a seca dos anos 70 e 80 explicam a estagnação econômica do país.O Chade necessita de ajuda e de capital estrangeiros para a maioria dos projetos de investimentos públicos e privados. Um consórcio de empresas norte-americanas está investindo US$ 3,7 bilhões no país para explorar o petróleo. Há planos de construção de uma refinaria.

4 comentários: